domingo, 27 de maio de 2007

Santo Ângelo / 24, 25 e 26 de maio de 2007
Texto Formiga
Esta atividade tem por objetivo desenvolver nos alunos, a partir da colaboração, a organização (tanto textual quanto na atividade conjunta), a escrita, a leitura, a expressão, a memória.
Encaminhamento:
1. Preparar um número de textos de acordo com o número de alunos da classe. No máximo cinco alunos por texto;
2. Escolher temáticas interessantes e oportunas. Pode ser texto de literatura como de outros conteúdos curriculares (outras matérias);
3. O texto não deve ser muito extenso.
4. Afixá-los em um lugar distante dos alunos: fora da sala, no pátio, etc.
5. Comentar os objetivos da atividade: serem "formigas" (explorar as características do inseto) cuja missão é reconstruir o texto que está afixado (do lado de fora); devem reescrevê-lo com a maior fidelidade possível; para tanto, deve somente sair uma formiga a cada vez; o relator pode ser tarefa realizada por rodízio; haverá um tempo limite; não devem correr (muito) - principalmente se for na sala e, ainda, tiverem de sair por porta estreita.
6. Explicar a forma da atividade aos grupos: saindo apenas um "formiga" a cada vez, deve ler um trecho do texto, voltar ao grupo e relatar ao redator, que, por sua vez, irá remontá-lo.
7. Ao final desta etapa, pode ser feita uma aferição com os originais para se verificar o grau de fidedignidade ao original - podem ser computadas as diferenças. Outra possibilidade é solicitar que os alunos apresentem os textos de algum modo criativo (dramatização, leitura, síntese, lâmina, etc.). Por fim, uma discussão sobre o conteúdo dos textos, comparativamente.
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TEXTOS SUGERIDOS
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A VIOLÊNCIA FAZ A ESCOLA

Em qualquer escola existem alunos disciplinados e indisciplinados, e é impossível controlar tudo o que acontece nas dependências de um prédio que geralmente é muito grande. Manifestações coletivas têm a fúria de um vulcão em erupção: não há quem segure.
Um adulto tem maturidade para ir contra a corrente e se afastar de um grupo que esteja se comportando de maneira indevida, mas nos jovens a necessidade de pertencer a um grupo é imperativa: acabam fazendo bobagens por conta da euforia contagiante. O problema é o tamanho da bobagem e suas conseqüências. Vandalismo não é assassinato, mas pode chegar lá.
Parâmetro é uma coisa que se aprende em casa e na escola. Um pouquinho de repressão não faz mal a ninguém, desde que venha argumentada e com amor.

Martha Medeiros
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ENSINAR A ESCREVER: TAREFA DE TODOS

Se nós, professores de todas as áreas, proporcionarmos aos nossos alunos oportunidades para que escrevam muito para dizer coisas significativas a quem querem informar, convencer, persuadir, comover, eles acabarão descobrindo que escrever não é aquela trabalheira inútil de preencher vinte e cinco linhas. Descobrirão que são capazes de escrever para dizer a sua palavra, para falar deles, de sua gente, para contar a sua história, para falar de suas necessidades, de seus anseios e de seus projetos. Acabarão por descobrir que são gente, que têm o que dizer, que têm história, anseios, que têm direito a satisfazer suas necessidades, a fazer projetos e que podem aspirar a uma vida melhor.

Paulo Coimbra Guedes
Jane Mari de Souza
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MANTENHA O SEU CÉREBRO VIVO

A Neuróbica é um extraordinário programa de exercícios para o cérebro, baseado nas últimas pesquisas da neurociência. Esses exercícios ajudam a estimular a produção de nutrientes que desenvolvem as células do cérebro, tornando-o mais jovem e forte, e podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer hora.
A Neuróbica usa os cinco sentidos de maneiras inesperadas e propõe exercícios divertidos que podem ser realizados desde a hora em que você acorda, a caminho do trabalho, no jantar com a família, e assim por diante.
O resultado: uma mente capacitada a enfrentar qualquer desafio, que seja lembrar um nome, aprender um novo programa de computador, ou permanecer criativo no trabalho e em todos os setores de sua vida.

Katz e Rubin
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USE A RAIVA A SEU FAVOR

A raiva pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a vida. O importante é saber lidar com o impulso agressivo que ela gera. Quando estão iradas, as pessoas tendem a tomar decisões importantes, que chegam até a mudar positivamente o rumo de suas vidas. Pesquisadores constataram que as mulheres sabem transformá-la em estímulo. Para torná-la uma aliada, sugerem-se algumas regras:
a) descubra o motivo da raiva para não direcioná-la à pessoa errada – assim, você não desenvolverá a sua autoconsciência;
b) exija o direito de se estressar, dizer o que pensa da situação e, depois, ouça;
c) em um primeiro momento, não rebata, nem se defenda – surpreenda com a impassibilidade;
d) quando o desabafo acabar, sente e converse sobre o motivo da raiva;
e) reconheça os sentimentos do outro, independentemente de você concordar com eles.

Revista Cláudia – nov./2000-09-01
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COMO CRIAR UM CRIMINOSO

Como podemos conduzir nosso filho/aluno a caminhos errados?
1) Desde pequeno, dê-lhe tudo o que deseja.
2) Ache graça quando ele disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.
3) Não lhe dê orientação espiritual.
4) Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
5) Arrume pacientemente tudo o que ele deixar jogado.
6) Dê-lhe tudo. Leia cada desejo nos seus olhos. Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
7) Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!
Prepare-se para uma vida sem alegrias, pois é exatamente isso que o espera. Quem educar seus filhos/alunos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis.
Paulo Angelim
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CÍRCULO IMPERFEITO
O diretor de uma empresa gritou com seu gerente porque estava irritadíssimo. O gerente, chegando em casa, gritou com a esposa, acusando-a de gastar demais. A esposa, nervosa, gritou com a empregada, que acabou deixando um prato cair no chão. A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara enquanto limpava os cacos de vidro. O cachorrinho saiu correndo de casa e mordeu uma senhora que passava pela rua. Essa senhora foi à farmácia para fazer um curativo e tomar uma vacina. Ela gritou com o farmacêutico porque a vacina doeu ao ser aplicada. O farmacêutico, ao chegar em casa, gritou com a esposa porque o jantar não estava do seu agrado. Sua esposa afagou seus cabelos e o beijou, dizendo: “Querido, prometo que amanhã farei seu prato favorito. Você trabalha muito. Está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da nossa cama por outros limpinhos e cheirosos para que durma tranqüilo. Amanhã você vai se sentir melhor”.
Autor desconhecido

Um comentário:

Luciane Ribas disse...

É um texto muito interessante, pois nos remete à inúmeras reflexos ao que estamos fazendo como pais e professores, e quão importante é estar sempre atento as atitudes a serem tomadas, porque estas terão reflexos, e estes de acordo com nossas práticas de ensino.
É preciso estarmos atentos à responsabilidade que a nós compete.