Em qualquer escola existem alunos disciplinados e indisciplinados, e é impossível controlar tudo o que acontece nas dependências de um prédio que geralmente é muito grande. Manifestações coletivas têm a fúria de um vulcão em erupção: não há quem segure.
Um adulto tem maturidade para ir contra a corrente e se afastar de um grupo que esteja se comportando de maneira indevida, mas nos jovens a necessidade de pertencer a um grupo é imperativa: acabam fazendo bobagens por conta da euforia contagiante. O problema é o tamanho da bobagem e suas conseqüências. Vandalismo não é assassinato, mas pode chegar lá.
Parâmetro é uma coisa que se aprende em casa e na escola. Um pouquinho de repressão não faz mal a ninguém, desde que venha argumentada e com amor.
Martha Medeiros
Se nós, professores de todas as áreas, proporcionarmos aos nossos alunos oportunidades para que escrevam muito para dizer coisas significativas a quem querem informar, convencer, persuadir, comover, eles acabarão descobrindo que escrever não é aquela trabalheira inútil de preencher vinte e cinco linhas. Descobrirão que são capazes de escrever para dizer a sua palavra, para falar deles, de sua gente, para contar a sua história, para falar de suas necessidades, de seus anseios e de seus projetos. Acabarão por descobrir que são gente, que têm o que dizer, que têm história, anseios, que têm direito a satisfazer suas necessidades, a fazer projetos e que podem aspirar a uma vida melhor.
Paulo Coimbra Guedes
Jane Mari de Souza
A Neuróbica é um extraordinário programa de exercícios para o cérebro, baseado nas últimas pesquisas da neurociência. Esses exercícios ajudam a estimular a produção de nutrientes que desenvolvem as células do cérebro, tornando-o mais jovem e forte, e podem ser realizados em qualquer lugar, a qualquer hora.
A Neuróbica usa os cinco sentidos de maneiras inesperadas e propõe exercícios divertidos que podem ser realizados desde a hora em que você acorda, a caminho do trabalho, no jantar com a família, e assim por diante.
O resultado: uma mente capacitada a enfrentar qualquer desafio, que seja lembrar um nome, aprender um novo programa de computador, ou permanecer criativo no trabalho e em todos os setores de sua vida.
Katz e Rubin
A raiva pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a vida. O importante é saber lidar com o impulso agressivo que ela gera. Quando estão iradas, as pessoas tendem a tomar decisões importantes, que chegam até a mudar positivamente o rumo de suas vidas. Pesquisadores constataram que as mulheres sabem transformá-la em estímulo. Para torná-la uma aliada, sugerem-se algumas regras:
a) descubra o motivo da raiva para não direcioná-la à pessoa errada – assim, você não desenvolverá a sua autoconsciência;
b) exija o direito de se estressar, dizer o que pensa da situação e, depois, ouça;
c) em um primeiro momento, não rebata, nem se defenda – surpreenda com a impassibilidade;
d) quando o desabafo acabar, sente e converse sobre o motivo da raiva;
e) reconheça os sentimentos do outro, independentemente de você concordar com eles.
Revista Cláudia – nov./2000-09-01
Como podemos conduzir nosso filho/aluno a caminhos errados?
1) Desde pequeno, dê-lhe tudo o que deseja.
2) Ache graça quando ele disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.
3) Não lhe dê orientação espiritual.
4) Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
5) Arrume pacientemente tudo o que ele deixar jogado.
6) Dê-lhe tudo. Leia cada desejo nos seus olhos. Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
7) Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!
Prepare-se para uma vida sem alegrias, pois é exatamente isso que o espera. Quem educar seus filhos/alunos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis.
Paulo Angelim
Um comentário:
É um texto muito interessante, pois nos remete à inúmeras reflexos ao que estamos fazendo como pais e professores, e quão importante é estar sempre atento as atitudes a serem tomadas, porque estas terão reflexos, e estes de acordo com nossas práticas de ensino.
É preciso estarmos atentos à responsabilidade que a nós compete.
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