terça-feira, 29 de maio de 2007

Preditibilidade: refazendo o caminho do autor

Por meio desta atividade, o aluno poderá desenvolver habilidades de compreensão, interpretação, inferência e preditibilidade, na qual se evidenciarão ao aluno os processos mentais da leitura. Pelos questionamentos que o professor fará ao longo do texto e pelas pistas que o autor oferece, o aluno irá criar caminhos que não necessariamente iguais aos do autor. Tão legal é poder ver o resultado dessa leitura compartilhada pelo grupo. É interessante e encantador perceber como os alunos imaginam uma diversidade de caminhos (considerando seu conhecimento prévio, sua faixa etária) para a leitura. Essa atividade é aplicável a alunos de qualquer idade, podendo-se optar por textos que façam referência às diversas realidades ou a questões pertinentes ao universo destes alunos.
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Encaminhamento:
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1) Selecione um texto que, no seu enredo, haja elementos que (importante!) surpreendam o leitor – e não seja muito extenso.
Sugestões: Na delegacia, de Drummond de Andrade; A morte da tartaruga, de Millôr Fernandes; A saída, de João Anzanello Carrascoza; A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta; O homem trocado, Os Quarenta, Invólucros, estes três de L. F. Veríssimo.
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2) Preparar perguntas sobre trechos marcantes da história (que envolvam e possibilitem interpretações variadas). Para isso, escolha partes que apresentem “bifurcações”, em que algum elemento novo é introduzido ou que algo está apenas sugerido mas não se revelou, etc. Momentos do texto em que se podem conjecturar alternativas de “preenchimento”.
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3) Cada aluno recebe a folha com as perguntas, as quais deverão ser lidas e respondidas (por escrito) somente à medida que a professora as for propondo.
Importante: antecipar a leitura ou a resolução das questões anula o efeito da preditibilidade, que é a adrenalina da atividade.
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4) O final do texto (que será a última frase, o último parágrafo – de acordo com o nível de exigência) poderá ser codificado, para manter-se o espírito de surpresa mais um pouquinho e também para colocar-se mais um desafio.
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5) Uma boa possibilidade de apresentação dessa proposta é com a utilização de retroprojetor, com o texto em lâminas (transparências). Também o texto pode ser apresentado pela leitura em voz alta do professor.

O inventário das possibilidades imaginadas pelo grupo propicia troca enriquecedora, não havendo de forma alguma erros nas escolhas (talvez apreensões “dislógicas”) dos caminhos, pois cada um faz as suas antecipações de acordo com o seu imaginário, com as suas vivências, seus interesses, suas hipóteses. Nas trocas, mecanismos importantes da construção literária podem ser vistos e estudados, conforme a progressão dos marcos de aprendizagem.
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Sugestão: como produção textual motivada pela leitura, os alunos farão uma (a sua) versão da história, utilizando os caminhos apontados na sua folha ou na discussão. Poderá ser em duplas.
A professora poderá combinar com pequenos grupos que preparem outros textos para, utilizando-se da mesma estratégia, serem apresentados aos colegas.
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Depoimento nosso: “Interessantes os vários ensinamentos (a respeito dos diferentes caminhos) que os alunos obtiveram pela leitura. Há uma rica variedade de inferências e isso muito acrescenta a todos. Adoramos ouvi-los!”

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O TEXTO

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OS QUARENTA

Um dia você recebe pelo correio a comunicação de que foi escolhido como um dos Quarenta. Só isso. Você é um dos Quarenta. Não há outras informações. Quarenta o quê? A comunicação não diz.

Você não liga. Deve ser

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propaganda. Depois certamente chegará um prospecto com ofertas para você, que é um homem de gosto apurado, um homem que, afinal, pertence ao exclusivo grupo dos Quarenta, etc. Talvez seja uma coleção de livros ou uma linha de artigos de toalete, a preços especiais, para quarenta privilegiados como você.

Mas não. Durante muito tempo você não recebe mais nada. Até esquece do assunto. E um dia recebe pelo correio um cartão bem impresso, em relevo, com seu nome seguido da frase “Um dos Quarenta” e num canto o número 26.

Como o primeiro envelope, este não tem

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nem o nome nem o endereço do remetente. Aí você se dá conta de que também não há carimbo do correio. O envelope foi entregue diretamente na sua porta.

Você fica intrigado. Pergunta a amigos se eles sabem alguma coisa sobre os Quarenta.

- Quarenta o quê?

Você não sabe. Só sabe que é um deles. Ninguém jamais ouviu falar nos Quarenta. Ninguém das suas relações recebeu nada parecido. Você começa a fazer fantasias. Foi escolhido um dos quarenta...

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pertencentes a uma elite, mesmo que não saiba qual. As quarenta pessoas mais... o quê? Não importa. Você é um dos mais alguma coisa do Brasil. Ou será do mundo? Há algo que o distingue do resto da humanidade. Por que, você não sabe. Quem o escolheu? Também não sabe. Mas não deixa de ser uma sensação boa se sentir um dos Quarenta. Nem todo mundo pode ser um dos Quarenta. Só quarenta.

Você começa a usar seu cartão dos Quarenta na carteira. Quem sabe? Um dia ele pode servir para alguma coisa.

- Você sabe com quem está falando? Sou um dos Quarenta!

Passam-se meses e chega outra comunicação.

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Haverá uma reunião dos Quarenta! Você deve aguardar informações sobre local, data, transporte, acomodações...

Sua curiosidade aumenta. Você finalmente vai conhecer a misteriosa irmandade à qual pertence. Quem serão os outros 39?

Mas as informações não chegam. Chega, um dia, um telegrama. Também sem nome ou endereço do remetente. O telegrama diz:

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“NÃO VAH REUNIÃO QUARENTA PT EH ARMADILHA”.

É brincadeira. Agora você sabe que é brincadeira. Mas que brincadeira boba e cara, com telegramas, cartões em relevo...

No dia seguinte, toca o telefone. É noite, você está sozinho em casa, e toca o telefone. Você atende.

É uma voz engasgada. A voz de um homem...

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...agonizante.

- Fuja... – diz a voz, com muito esforço.

- O quê?

- Fuja! Eles estão eliminando um a um...

- Que-quem são eles?

- Não interessa. Fuja enquanto é tempo!

- Mas eu...

- Não perca tempo! Eles me pegaram. Estou liquidado.


- Quem é você?

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- O número 25...

Há um silêncio. Depois você ouve pelo fone o ruído borbulhante que faz o sangue quando sobe pela garganta de alguém. Você precisa saber uma coisa. Você grita:

- Quem somos nós?

Agora o silêncio do outro lado é completo.

Então você vê

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(Luís Fernando Verissimo. Comédias da vida privada. Porto Alegre, ed. L&PM, 1994.)

QUESTÕES

Preditibilidade - “Os Quarenta”

1.
a) engano
b) propaganda
c) o imposto de renda

2.
a) nome do destinatário
b) nome do remetente
c) impressões digitais

3.
a) homens mais bonitos
b) candidatos à Presidência
c) pertencentes a uma elite

4.
a) haverá uma reunião dos Quarenta
b) sua exclusão da lista
c) a televisão virá entrevistá-lo

5.
a) você eh homem de sorte
b) não vah reunião quarenta pt eh armadilha
c) sua mãe estah nosso poder pt seguem instruções

6.
a) ...agonizante. Fuja... – diz a voz, com muito esforço.
b) ...chorando. Eu sou seu pai e preciso lhe revelar uma coisa... (a voz cala e o gancho cai).
c) ...emocionado. Você é nosso indicado para o troféu Pior Profissional do Ano.

7.
a) seu anjo da guarda.
b) o número 25.
c) um agente secreto infiltrado.


8. Decifra a frase final. Pista: a = 2



17 . 21. 6 . 6 . 19 . 20 . 2 . 15 . 20 . 6 . 14 . 20 . 2 . 14 . 5 . 15 . 7 .
15 . 18 . 4 . 2 . 18 . 2 . 19 . 21 . 2 . 16 . 15 . 18 . 20 . 2



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