sábado, 7 de abril de 2007

Proposta 3

PUCRS 2007/1

A seguir, são apresentados três temas (estamos colocando aqui apenas o primeiro). Examine-os atentamente, escolha um deles e elabore um texto dissertativo com 25 a 30 linhas, no qual você exporá suas idéias a respeito do assunto.
Ao realizar sua tarefa, tenha presentes os seguintes aspectos:
♦ Você deverá escrever uma dissertação; portanto, mesmo que seu texto possa conter pequenas passagens narrativas ou descritivas, nele deverão predominar suas opiniões sobre o assunto que escolheu.
♦ Evite fórmulas preestabelecidas ao elaborar seu texto. O mais importante é que ele apresente idéias organizadas, apoiadas por argumentos consistentes, e esteja de acordo com a norma culta escrita.
♦ Procure ser original. Não utilize em sua dissertação cópias de textos da prova nem de parágrafos que introduzem os temas para a redação.
♦ Antes de passar a limpo, à tinta, na folha definitiva, releia seu texto com atenção e faça os reparos que julgar necessários.
♦ Não é permitido usar corretor líquido. Se cometer algum engano ao passar a limpo, não se preocupe:
risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que pretende comunicar.
♦ Lembre-se de que não serão considerados:
- textos que não desenvolverem um dos temas propostos;
- textos redigidos a lápis ou ilegíveis.

TEMA 1
Seja no modelo mais tradicional, seja nas configurações alternativas que caracterizam os grupos sociais contemporâneos, a família permanece como a base da sociedade. Esta será tanto mais bem-sucedida quanto mais saudáveis e felizes forem as famílias que a compõem.
Se você escolher este tema, reflita sobre o questionamento seguinte:
O que caracteriza uma família feliz?
Para desenvolver seu texto, você pode refletir a respeito do peso, sobre a felicidade de um grupo familiar, de determinados fatores, tais como afeto e respeito entre os pais, firmeza e harmonia na educação dos filhos, características de temperamento dos membros da família, estabilidade financeira, entre outros.
Apóie-se em vivências próprias ou alheias, reais ou idealizadas, e procure dar consistência a seus argumentos.

Nenhum comentário: